Sobre a utilização destes aparelhos por profissionais e população em geral

A CES confirma a existência de uma situação normativa inconsistente: o decreto de 1962 proíbe as esteticistas de utilizarem aparelhos de luz pulsada para foto depilação, desde que tenham a opção de utilizar esses dispositivos para realizar tratamentos de foto rejuvenescimento. Todos esses dispositivos podem causar efeitos colaterais. Recomenda-se, portanto, adaptar a regulamentação atual para superar essa inconsistência.

Além disso, hoje, nenhuma norma regulamenta a implementação de “técnicas lipolíticas com agentes físicos externos”, seja por médicos ou não médicos. Dados os potenciais efeitos adversos gerados pelo uso desses diferentes tipos de dispositivos, uma estrutura regulatória apropriada deve ser construída.

Recomendações de uso Implementação dos dispositivos para a prática de procedimentos para fins estéticos • verificar antes de usar a ausência de lesão de pele ou a presença de dispositivos passíveis de serem afetados pelo tipo de agente físico utilizado; • evite percorrer a mesma área duas vezes durante a mesma sessão.
Primeira sessão depilação a laser resultado
Efeito térmico • evitar qualquer risco de queimaduras, otimizando a duração da aplicação tendo em conta a energia fornecida por unidade de área e as frequências envolvidas, e utilizando dispositivos de refrigeração para qualquer área contígua não abrangida por este tratamento; • controlar quaisquer riscos associados à liberação de fumos e partículas produzidas durante certos tratamentos.

Radiofrequências / correntes elétricas • verifique o caminho de propagação das correntes induzidas aplicadas de acordo com a localização dos eletrodos. Radiação óptica • garantir a proteção dos olhos dos sujeitos tratados e dos operadores, por meio de óculos que filtram eficazmente o(s) comprimento(s) de onda utilizado(s) e pelo uso de dispositivos de segurança que impeçam a propagação involuntária do feixe de luz em direção ao globo ocular; • no caso de radiação óptica, utilizar comprimentos de onda longos (como os 1064 nm do laser Nd:YAG) e fluências baixas para a pele mais escura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *