No entanto, isso não significa que eles não ganham dinheiro. Os franqueados de franquias de supermercados ou cosméticos são, por exemplo, obrigados a comprar produtos nos atacadistas do doador, e as taxas do licenciante estão incluídas no preço do sortimento.
Outra solução, utilizada, por exemplo, em alguns conceitos de vestuário, é a obrigação de reabastecer por um determinado valor por mês, o que de fato significa uma taxa fixa. Na indústria do vestuário, os licenciantes também costumam fornecer mercadorias em depósito aos parceiros. O franqueado então não paga pelo estoque e o destinatário tem a garantia de vender seus produtos.
Encontrar as melhores franquias de padaria
Por outro lado, nas cadeias de restauração, para além da taxa de franquia, o destinatário pode ainda ser obrigado a obter todos ou a maioria dos produtos do licenciante ou de fornecedores por ele indicados. É também um rendimento adicional para o licenciante, embora por outro lado resulte do cuidado em manter o nível adequado dos produtos.
As obrigações mensais do franqueado também incluem (embora nem sempre) uma taxa de marketing. Geralmente é 1-2 por cento. sobre o volume de negócios ou é determinado em montantes. É utilizado para promover toda a franquia, decorrente da estratégia de marketing da franquia.